Face à aproximação das provas para técnico administrativo e analista processual do Ministério Público da União (MPU), marcadas para domingo, dia 19, a FOLHA DIRIGIDA ouviu o coordenador acadêmico do Cespe/UnB (banca organizadora do concurso), Marcus Vinícius Soares. Na conversa, ele informou como estão os preparativos da seleção, garantindo o sigilo das questões, e mencionou o que os candidatos podem levar, como água e barra de cereais. Os celulares, desligados, serão acondicionados em um porta-objeto, e quanto à vestimenta, não há restrições.

FOLHA DIRIGIDA – Para fazer a prova, o candidato precisará de quais documentos? O cartão de confirmação de inscrição é indispensável?
Marcus Vinícius Soares -
 O cartão de confirmação não é indispensável. É recomendável. Indispensável é o documento de identidade. O candidato deve ficar atento ao item 12.9 do edital, que versa sobre os documentos válidos como identidade. Além disso, a caneta preta, produzida em material transparente, também é fundamental. Para evitar imprevistos, sugiro que o candidato leve mais de uma.

O candidato poderá prestar prova em local diferente do estipulado no cartão?
Em nenhuma hipótese.

Há orientação aos candidatos com deficiência ou que necessitem de condição especial para prestar a prova, como gestantes e  lactantes, entre outros? Quantas solicitações o Cespe/UnB recebeu nesse sentido?
Esse cadastro é fechado mais próximo da data da prova, até porque existem situações que ocorrem às vésperas, como acidentados, o que sempre procuramos atender, na medida do possível. Essas pessoas têm orientações comuns às outras, mas é claro que, se puderem chegar aos locais de prova antes, será melhor. Em relação à lactante, se ela levar o bebê, será indispensável a presença de um acompanhante, que cuidará da criança durante a prova, em uma sala separada e fiscalizada.

Quais são as medidas tomadas pelo Cespe/UnB para dar conforto a essas pessoas?

De acordo com o estipulado no edital, houve um período em que as pessoas puderam solicitar o acompanhamento especial. Nas questões mais simples, como no caso das gestantes, que pediram mesas e cadeiras separadas, e outras mais complexas, como método braile, por exemplo.

Haverá equipe médica nos locais para eventualidades?
Haverá plantões, mas não necessariamente em todos os locais. Vale ressaltar que os coordenadores de aplicação são capacitados e orientados para, no caso de solicitação de um atendimento médico, procurar auxílio na rede local, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades em que não houver atendimento interno.

Há restrição quanto à vestimenta, como shorts e chinelos?
Não. O candidato deve seguir o bom senso. Como recomendação, vale observar a temperatura, levar agasalho. O mais importante é garantir o seu conforto, de forma que fatores externos não prejudiquem o desempenho durante a prova. Também não há restrição quanto ao indivíduo levar uma garrafa de água, barra de cereal.

E quanto aos aparelhos eletrônicos?
De modo geral, são proibidos. Mas, de qualquer maneira, antes da prova, será fornecido um envelope porta-objeto, para que o candidato mantenha o aparelho desligado e lacrado no interior, caso o leve. A utilização de qualquer aparelho é passível de eliminação, conforme o item 12.21 do edital.

Que medidas estão sendo tomadas para garantir o sigilo das provas, inclusive para impedir a cola eletrônica?
Os concursos organizados pelo Cespe/UnB são tratados com o mais absoluto sigilo. No ambiente interno, há controle digital de acesso às pessoas, a gráfica onde são impressas as provas é interna, os envelopes e o malote já saem lacrados com o coordenador de aplicação de cada local, além de delegados da Polícia Federal, acompanhando todo o processo de saída, aplicação e retorno das provas às nossas dependências.

Quando será divulgado o gabarito e qual será o prazo para os recursos?
O gabarito preliminar será divulgado provavelmente na terça-feira, dia 21, a partir das 19h. Posteriormente, os candidatos terão os dois dias subsequentes para impetrar com recurso, conforme o item 8.11 do edital.

Quando sai o resultado?

A data do resultado será divulgada posteriormente, no site do Cespe/UnB.

Que mensagem o Cespe/UnB deixa aos candidatos?

O Cespe/UnB deseja a melhor sorte a todos os inscritos. Que sejam prevenidos e não deixem que pormenores atrapalhem o evento, que, para muitos, pode se tratar de um projeto de vida. Tenham absoluta certeza de que o Cespe/UnB está trabalhando incessantemente para que o processo seja conduzido com a máxima segurança e lisura, e que sejam aprovados os candidatos que tiverem mais mérito.

Fonte: Folha Dirigida